Açúcar das frutas

Existem algumas dietas populares que exortam as pessoas a pararem de consumir frutas por se pensar que seus açúcares naturais que é a frutose, contribuam para o ganho de peso.

A verdade é que apenas a frutose dos açúcares adicionados está associada ao declínio da função hepática, à hipertensão arterial e ao ganho de peso.

O consumo de açúcar na forma de frutas não apenas é inofensivo como, na verdade, é benéfico. A ingestão de frutas vermelhas pode enfraquecer o pico de insulina provocado por alimentos que aumentam a taxa glicêmica, como o pão branco.

As fibras das frutas têm um efeito formador de gel no estômago e no intestino delgado, o que torna a liberação de açúcares de maneira mais lenta. E também acontece por causa de certos fitonutrientes das frutas que parecem bloquear a absorção de açúcar pela parede do intestino e para a corrente sanguínea.

A ingestão de uma dose baixa de frutose pode, na verdade, beneficiar o controle do açucar no sangue. Acredita-se que comer um pedaço de fruta em cada refeição reduza, e não aumente, a reação ao açúcar no sangue.

Consumir frutose na maneira concebida pela natureza traz benefícios, e não riscos. 

Fale Pelo WhatsApp