Pré-diabetes em crianças

A pré-diabetes é o estágio definido por níveis elevados de açúcar no sangue que ainda não são altos o bastante para atingir o limiar oficial da diabetes. Antigamente a pré-diabetes era considerada um estado de alto risco que precedia a diabetes, mas não era vista como uma doença, hoje sabemos que indivíduos pré-diabéticos já podem estar sofrendo danos em órgãos, e quais seriam esses órgãos?
Rins, olhos, vasos sanguíneos e nervos, mesmo antes de ser diagnosticada, portanto, para prevenir danos diabéticos, é preciso prevenir a pré-diabetes, e quanto mais cedo, melhor!

Há cerca de trinta anos atrás, supunha-se que quase todos os casos de diabetes em crianças eram do tipo 1.

À partir de meados dos anos de 1990, observou-se um aumento significativo de casos do tipo 2 em crianças, o que antes era chamado de “diabetes de adulto”, hoje é conhecido como diabetes do tipo 2 porque crianças já estão desenvolvendo aos oito anos de idade… E porque houve esse aumento extremo da diabetes infantil? Provavelmente que seja devido ao aumento extremo da obesidade infantil.

A obesidade infantil é um forte preditor de  doença e morte na vida adulta. Pode acabar tendo o dobro de risco de morrer de doença cardíaca e uma incidência maior de outras enfermidades, incluindo câncer de colorretal, gota e artrite. Pesquisadores constataram que estar acima do peso na adolescência pode ser um preditor ainda mais forte de risco de se adquirir doenças do que estar acima do peso na vida adulta.

Para prevenir a diabetes infantil, é preciso prevenir a obesidade infantil… Como podemos fazer isso???

Um artigo publicado em 2010 pelo chefe do Departamento de Nutrição de Loma Linda University, sugeriu que cortar o consumo de carne é uma maneira efetiva de combater a obesidade infantil, e estudos demonstraram que indivíduos com dietas à base de vegetais são sistematicamente mais magros do que quem come carne, e crianças que seguem uma dieta vegetariana não apenas crescem mais magras do que as que comem carne, como crescem mais (cerca de 2,5 centímetros a mais). Em contrapartida, a ingestão de carne está mais associada a um crescimento horizontal, ou seja, os mesmos cientistas identificaram uma forte ligação entre o consumo de alimentos de origem animal e um risco maior de estar acima do peso.

O desenvolvimento da diabetes da infância parece reduzir a expectativa de vida em vinte anos!!!

Diante de todas essas citações, vamos alimentar nossos filhos com dietas à base de vegetais???

 

Fale Pelo WhatsApp